Como elemento de liga, o ferrocromo alto carbono, ou charge chrome, é usado na fabricação de aços inoxidáveis e ligas especiais. Os aços inoxidáveis são utilizados nas indústrias de alimentos, petroquímicas, químicas, de celulose, construção civil, nos produtos da chamada linha branca, instrumentos odontomédicos e utensílios domésticos, dentre outros.
Matéria Prima: Minério de Cromo: O minério de cromo é constituído dos seguintes elementos Úteis: Cr2O3 e FeO; e ganga formada de: SiO2, Al2O3, MgO, CaO e P; Redutor: o redutor é o elemento carbono, que tem como principais fornecedores, o coque metalúrgico e/ou do carvão vegetal.
Reações de Redução: As matérias primas são carregadas em um forno de redução a arco-submerso, e utilizando de um processo de eletro fusão, o minério: Cr2O3, FeO e parte do SiO2 reagem com o carbono dos redutores, obtendo a liga, contendo Cr, Fe, Si, C e P, denominada FeCrAC (Ferro Cromo Alto Carbono). As principais reações descritas no processo podem ser indicadas abaixo:
Cr2O3 + 3C ------> 2 Cr + 3 CO
FeO + C --------> Fe + CO
SiO2 + C --------> Si + CO2
Produzindo no interior dos fornos, em momentos simultâneos, a liga de FeCrAC e escória, onde, periodicamente os fornos são vazados, e a liga moldada numa área específica, sendo resfriada, cominuída (britada) e classificada de acordo com especificação do cliente. Clique aqui para visualizar o fluxograma.
Composição Típica da Liga: A composição típica das liga de Ferro Cromo Alto Carbono (FeCrAC) está representada abaixo:
Cr 55%
C 7,8%
Si 3,5%
P 0,025%
S 0,020%