Nossos Produtos

Ferrocromo Alto Carbono (FeCrAC)

Como elemento de liga, o ferrocromo alto carbono, ou charge chrome, é usado na fabricação de aços inoxidáveis e ligas especiais. Os aços inoxidáveis são utilizados nas indústrias de alimentos, petroquímicas, químicas, de celulose, construção civil, nos produtos da chamada linha branca, instrumentos odontomédicos e utensílios domésticos, dentre outros.

Matéria Prima: Minério de Cromo: O minério de cromo é constituído dos seguintes elementos Úteis: Cr2O3 e FeO; e ganga formada de: SiO2, Al2O3, MgO, CaO e P; Redutor: o redutor é o elemento carbono, que tem como principais fornecedores, o coque metalúrgico e/ou do carvão vegetal.

Reações de Redução: As matérias primas são carregadas em um forno de redução a arco-submerso, e utilizando de um processo de eletro fusão, o minério: Cr2O3, FeO e parte do SiO2 reagem com o carbono dos redutores, obtendo a liga, contendo Cr, Fe, Si, C e P, denominada FeCrAC (Ferro Cromo Alto Carbono). As principais reações descritas no processo podem ser indicadas abaixo:

Cr2O3 + 3C ------> 2 Cr + 3 CO
FeO + C --------> Fe + CO
SiO2 + C --------> Si + CO2

Produzindo no interior dos fornos, em momentos simultâneos, a liga de FeCrAC e escória, onde, periodicamente os fornos são vazados, e a liga moldada numa área específica, sendo resfriada, cominuída (britada) e classificada de acordo com especificação do cliente. Clique aqui para visualizar o fluxograma.

Composição Típica da Liga: A composição típica das liga de Ferro Cromo Alto Carbono (FeCrAC) está representada abaixo:

Cr 55%
C 7,8%
Si 3,5%
P 0,025%
S 0,020%

Ferrocromo Baixo Carbono (FeCrBC)

É utilizado na produção de aços para corrigir os teores de cromo sem provocar variações indesejáveis no teor do carbono. Essas ligas têm como característica básica a presença de carbono em, no máximo, 0,15%.

Matéria Prima: Minério de Cromo: encontra-se na forma de concentrado (< 2 mm) úmido. Para sua utilização o concentrado deverá ser seco (máximo de 1% de umidade); Cal Virgem: Utilizada como fundente do minério de cromo, um alto teor de CaO é desejável para assegurar uma dissolução fácil e um baixo consumo de energia. Granulometria de trabalho 20 a 30 mm; Ferro Sílicio Cromo: Adicionado após a fusão da mistura de cal + minério de cromo. Granulometria de trabalho 15 a 20 mm. Funciona como redutor na fabricação de FeCr BC.

Fusão da Matéria Prima: A fusão da mistura minério de cromo e cal ocorre em um forno elétrico a arco aberto. Após o forno ser devidamente abastecido, tem-se como meta obter certa quantidade de lava (mistura fundida) por corrida.

Reação - Adição de FeSiCr: Com a mistura devidamente fundida com boa temperatura e fluidez, a lava é basculada em uma panela com revestimento a base de Cromo e Magnésio. Após o basculamento adiciona-se FeSiCr através de um braço móvel. O Si é o redutor dos óxidos do minério de cromo mediante as seguintes reações:

2 Cr2O3 + Si ------> 4 Cr + 3 SiO2
2 FeO + Si ------> 2 Fe + SiO2

A sílica formada compõe, em sua maior parte, a escória, enquanto os Cr e o Fe precipitam formando a liga FeCr BC.Clique aqui para visualizar o fluxograma.

Composição Típica da Liga: A composição típica das liga de Ferro Cromo Baixo Carbono (FeCrBC) está representada abaixo:

Cr 61%
C 0,15
Si 1,0
P 0,035
S 0,015

Ferrossilício Cromo (FeSiCr)

Elemento redutor na fabricação de ferrocromo baixo carbono e em aços, para adição de cromo e silício.

Matéria Prima: Ferro Cromo Alto Carbono: Matéria prima produzida na Ferbasa, já descrito no item "Produção das ligas de FeCrAC (FERRO CROMO ALTO CARBONO)". Tem como principal função, fornecimento dos elementos Cr e Fe. Redutor: o redutor é o elemento carbono, que tem como principais fornecedores o carvão vegetal; Quartzo: O Quartzo é constituído dos seguintes elementos Úteis: SiO2, e ganga formada de: Al2O3, TiO2, MgO, CaO e P.

Reações de Redução: Durante o processo de produção, onde todas as matérias primas são adicionadas no forno de redução a arco submerso, o redutor entra em contato com o quartzo reagindo com o oxigênio dos elementos SiO2, obtendo o Si. O processo de produção necessita apenas que a reação abaixo descrita ocorra, independente da fonte dos óxidos ou do carbono.

SiO2 + C --------> Si + CO2

O FeCrAC, fornecendo o Cr e o Fe, funde no interior do forno, juntando-se ao Si obtido pela reação, formando a liga de Fe Si Cr. Clique aqui para visualizar o fluxograma.

Composição Típica da Liga: A composição típica das liga de Ferro Sílico Cromo (FeSiCr) está representada abaixo:

Cr 30 a 35 %
C 0,10
Si 40 a 50 %
P 0,035
S 0,025

Ferrossilício 75 (FeSi 75)

O FeSi 75 standard é usado na produção de aço como desoxidante e elemento de liga; na indústria de fundição serve como agente grafitizante. O FeSi HP (alta pureza) compõe a produção de aços destinados à fabricação de transformadores, usinas hidrelétricas, freezers, compressores herméticos para geladeiras e sistemas de refrigeração e motores híbridos para automóveis, entre outros.

Matéria Prima: Hematita: A Hematita é constituída dos seguintes elementos Úteis: Fe2O3, e ganga formada de: SiO2, Al2O3, MgO, CaO e P. Redutor: o redutor é o elemento carbono, que tem como principais fornecedores o carvão vegetal; Quartzo: O Quartzo é constituído dos seguintes elementos Úteis: SiO2, e ganga formada de: Al2O3, TiO2, MgO, CaO e P.

Reações de Redução: Durante o processo de produção, o redutor entra em contato com o quartzo e a hematita, reagindo com o oxigênio dos elementos: SiO2, Fe2O3, obtendo a liga contendo Fe, Si, C e P. O processo de produção, necessita apenas que as reações abaixo descritas ocorram, independendo da fonte dos óxidos ou do carbono.

SiO2 + C --------> Si + CO2
2 Fe2O3 + 3 C --------> 4 Fe + 3 CO2

Clique aqui para visualizar o fluxograma.

Composição Típica da Liga: A composição típica das liga de Ferro Silício 75% (FeSi75%) está representada abaixo:

Si 75,0%
C 0,10
P 0,05
S 0,020
Al 0,60

Areia de Cromita

Matéria-prima básica utilizada na produção de fluxantes siderúrgicos e na indústria de fundição, como areia de moldagem.

Lump

Matéria-prima básica usada na fabricação de ferrocromo alto carbono.

Concentrado

Matéria-prima básica usada na fabricação de ferrocromo alto carbono e baixo carbono.

Cal Virgem

A cal virgem baixo fósforo é utilizada como fundente na fabricação do ferrocromo baixo carbono e na produção de aços.

Microsílica ou Sílica Ativa

Material derivado do processo de produção do silício metálico e das ligas de ferrossilício em fornos elétricos, a microsílica garante maior durabilidade, impermeabilidade e resistência ao concreto de alto desempenho e argamassas.