Atividades Florestais

As atividades da FERBASA são norteadas pelo conceito de sustentabilidade, segundo o qual o progresso socioeconômico ocorre em harmonia com a natureza e com os seres humanos. Nesse sentido, a Empresa integra várias unidades de plantios de florestas renováveis de eucalipto, que é a fonte de matéria prima para produção de biorredutor utilizado pela própria Companhia como redutor na transformação dos minérios em ferroligas.

Nessas unidades florestais, a preocupação da Companhia vai além da área legal averbada de reservas, pois, enquanto a lei determina o mínimo de 20%, a FERBASA mantém mais de 45% de área protegida.

Nossas plantações estão localizadas em Mata de São João, Entre Rios, Araçás, Cardeal da Silva, Esplanada, Conde, Alagoinhas, Maracás, Planaltino e Aramari.

  • PRODUÇÃO - Produção de 12.000 toneladas de carvão / mês;
  • ÁREA TOTAL de 64.000 ha, distribuídos em 09 municípios na Bahia;
  • ÁREA PLANTADA de 25.000 ha e mais 4 disponíveis para plantio, divididos em 06 UMP‘s (unidade de manejo e produção);
  • RESERVA LEGAL de 19.000 ha, equivalente a cerca de 30% da área total;
  • TAXA DE PRODUÇÃO, média de 280m³/ ha por 7 anos de ciclo.

O uso do solo para o cultivo de eucalipto respeita, rigorosamente, todas os procedimentos legais sejam federais, estaduais e municipais. Os requisitos técnicos de seleção das áreas para plantio das florestas correspondem a um aproveitamento efetivo em média de 45% do total das propriedades da FERBASA, e o restante ao remanescente das florestas nativas, conservadas nas condições originais, matas ciliares; florestas em encostas com relevo acidentado, áreas em estágio de regeneração natural e bosques de mata densa, todos com função primordial ao abrigo da fauna e preservação das nascentes de água e dos mananciais - pequenos riachos e lagos, bem como infraestrutura em termos de construções, estradas e aceiros internos e externos para circulação de pessoas e veículos e prevenção de incêndios.