Perguntas Frequentes

Onde são negociadas as ações da FERBASA?

As ações da FERBASA estão registradas para negociação na BM&FBovespa sob o código "FESA3" para as ações ordinárias e "FESA4" para as preferenciais.

Topo

Quais os direitos das ações da FERBASA?

As ações ordinárias da FERBASA garantem aos seus titulares os seguintes direitos:

  • Direito de voto nas Assembleias Gerais da Companhia;
  • Direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;
  • Em caso de cancelamento do registro de companhia aberta direito de alienação de suas ações em oferta pública a ser lançada pelos Acionistas Controladores, pelo seu respectivo valor econômico apurado mediante elaboração de laudo de avaliação por empresa especializada e independente, com experiência comprovada e escolhida pela Assembleia de Acionistas titulares de ações em circulação a partir de lista tríplice apresentada pelo Conselho de Administração, sendo que os custos de elaboração do referido laudo deverão ser integralmente suportados pelos Acionistas Controladores; e
  • Todos os demais direitos assegurados às ações, nos termos previstos no Estatuto Social da FERBASA e na Lei das Sociedades por Ações.

As ações preferenciais da FERBASA garantem aos seus titulares os seguintes direitos:

  • Recebimento de dividendos 10% (dez por cento) maiores do que os atribuídos às ações ordinárias; e
  • Prioridade no reembolso de capital.

Topo

Como e onde a FERBASA divulga suas informações?

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da FERBASA são divulgados de maneira simultânea na Comissão de Valores Mobiliários - CVM (www.cvm.gov.br), na BM&FBovespa (www.bmfbovespa.com.br) e no site Companhia, além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações. Para se cadastrar, clique aqui.

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais Valor Econômico, A Tarde e Diário Oficial do Estado da Bahia.

Topo

Como investir em ações?

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que o assunto seja estudado no site da BM&FBovespa (www.bmfbovespa.com.br).

Depois disso, o próximo passo é procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da BM&FBovespa que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet.

Topo

Quem é responsável e onde é feito o atendimento aos acionistas?

O atendimento aos acionistas da FERBASA é realizado em qualquer agência do Banco BRADESCO, que estará também à disposição dos acionistas para esclarecimentos de dúvidas no telefone 08007011616, no fax (11) 3684-3811, e no website www.bradescocustodia.com.br.

Topo

Como posso contatar a área de Relações com Investidores da FERBASA?

Companhia de Ferro Ligas da Bahia - FERBASA
Rua Ewerton Visco, 290, Ed. Boulevard Side Empresarial
Caminho das Árvores, 25º andar - CEP 41820-022
Salvador - Bahia - Brasil

Marcio Lopes Fernandes de Barros
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
E-mail: dri@ferbasa.com.br

Carlos Henrique Temporal
Gerente de Relações com Investidores
E-mail: chtemporal@ferbasa.com.br

Tel: (71) 3404-3016 | (71) 3404-3023 | (71) 3404-3065

Para mais informações, acesse a seção Fale com RI.

Topo

Por que a FERBASA utiliza EBITDA?

O EBITDA reflete o lucro bruto antes das receitas e despesas financeiras líquidas do imposto de renda e da contribuição social, das depreciações e amortizações. O EBITDA é utilizado como uma medida de desempenho pela administração da Companhia e não é uma medida estabelecida de acordo com os Princípios Contábeis Brasileiros (Legislação Societária ou BR GAAP) ou Princípios Contábeis Norte-Americanos (US GAAP) e pode ser definido e calculado de maneira diversa por outras companhias.

Essa medida não representa o fluxo de caixa para os períodos apresentados, não deve ser considerado como um substituto para o lucro líquido, como indicador do desempenho operacional da FERBASA, ou como substituto para o fluxo de caixa, nem tampouco como indicador de liquidez.